A formação em sustentabilidade visa o desenvolvimento de competências essenciais orientadas para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos na ITV. A oferta formativa na sustentabilidade integra princípios de responsabilidade ambiental e social ao longo de toda a cadeia de valor têxtil, vestuário e moda, desde a conceção de produtos com a seleção de matérias-primas até o ao fim de ciclo de vida do produto.
- Gestão de recursos naturais: Uso eficiente de água, energia e matérias-primas (como fibras naturais ou recicladas e inovadoras).
- Tecnologias e processos de produção: Estratégias de gestão e redução de resíduos e emissões de carbono no transporte e processo de fabrico.
- ECO Design: Desenvolvimento de produtos com ciclo de vida prolongado, concebidos para serem reutilizáveis, recicláveis e biodegradáveis, minimizando o desperdício.
- Certificações e legislações: Conhecimento sobre normas e certificações relacionadas à sustentabilidade.
- Economia circular: Implementação de modelos de negócio que promovam a reutilização, reciclagem e minimização de resíduos na indústria, criando valor ao longo de todo o ciclo de vida do produto.
- Os 3 Pilares de ESG no STV: Compreender os três pilares da sustentabilidade (Ambiental, Social e Governança) e sua aplicação no setor têxtil e de vestuário, promovendo uma gestão empresarial responsável e alinhada com a sustentabilidade, com os desafios globais e as exigências do mercado.
Esta área de formação tem como missão desenvolver competências nos profissionais para liderarem a transição da indústria têxtil e do vestuário para um modelo mais sustentável, capacitando-os a enfrentar os desafios globais relacionados com o impacto ambiental e social da produção têxtil e de moda.