O projeto RESOTEX, “Repensando el Sector Textil y la Moda Sostenible”, insere-se no programa financiado POCTEP 2021-2027 (Programa Operativo Cooperácion Transfronteriza). Este projeto nasce com o objetivo de repensar o setor têxtil e a moda sustentável, abordando o desenvolvimento económico sustentável no setor têxtil dos territórios de atuação do projeto (Espanha (Extremadura) e Portugal (norte e centro)) de uma forma inovadora, uma vez que antecipa as mudanças que o setor enfrenta para cumprir os ambiciosos requisitos regulamentares em vigor.
Por outras palavras, procura-se uma transição industrial do setor têxtil, tanto na conceção como na produção ou na gestão de resíduos, tudo isto promovendo o empreendedorismo inovador e a ligação ao território como elemento-chave.
O projeto inclui várias ações gerais, tais como um diagnóstico do setor, um plano de investigação sobre materiais sustentáveis disponíveis localmente ou a implementação de Centros Transfronteiriços para apoiar a produção sustentável em diferentes locais.
Está também prevista a formação de empreendedores, o desenvolvimento de um plano de marketing de moda sustentável e residências transfronteiriças para intercâmbio profissional, entre outras ações.
Para persecução deste propósito, o projeto conta com um elenco de parceiros especializados, nomeadamente:
Portugal
- MODATEX
- ATP
- CITEVE
- Câmara Municipal da Covilhã
- Câmara Municipal do Fundão
Espanha
- Diputación Provincial de Cáceres
- Diputación Provincial de Badajoz
- FEDECON
- Dirección General de Empresa – Junta de Extremadura
- ModaEspaña
- MODA RE
- REMUDARTE S.L.U
- ASIRTEX
- Consorcio Másmedio de Diputación Provincial de Cáceres
O RESOTEX será desenvolvido entre 2023 e 2026. Os resultados do projeto podem ser acompanhados em Facebook / LinkedIn / Instagram.
Para mais informações, queira por favor contactar pelo e-mail international.mx@modatex.pt.