PUBLICAÇÕES

Na página MODATEX ISSUU, serviço de publicação de livros e revistas na internet, poderá consultar a nossa revista VESTIR e outras publicações do MODATEX.

 

REVISTA VESTIR – REGULAMENTO

Estatuto Editorial

1 – A revista VESTIR é uma publicação periódica semestral do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios, com uma tiragem de 3000 exemplares por número.

2 – A revista é publicada em português, mas poderá contemplar edições especiais ou suplementos em língua inglesa.

3 – A VESTIR pretende ser uma publicação de referência para o cluster Têxtil e Vestuário e para a Indústria da Moda (indústria, distribuição e retalho), oferecer valor e desenvolver o relacionamento com todos os stakeholders, inclusive na cocriação de conteúdos com os agentes do sector.

4 – Esta publicação apresenta-se ainda como um veículo de divulgação de conhecimento técnico e científico, de projetos de arte e de design, mesmo que experimentais, mas também de informação atual sobre e/ou com relevância para os seus públicos, considerando os micro e macro ambientes.

5 - A revista VESTIR estrutura-se em 3 grandes secções que incluem genericamente as seguintes propostas de valor:

  • Atual

Oferecer uma visão macro e de carácter global do ambiente da Indústria da Moda, do Sector Têxtil e Vestuário.

  • Organizacional

Partilhar uma mensagem institucional sobre um tema de atualidade; fazer comunicações que a organização considere significativas; partilhar valores com o público e através disso criar um espaço de identidade MODATEX/leitores e estreitar relacionamentos; divulgar os serviços/ benefícios que tem para oferecer ao público em geral mas especialmente às empresas, através dos seus serviços de formação e/ ou outros; dar a conhecer as iniciativas da entidade e os projetos cápsula dos formandos.

  • Inspiracional

Secção que pretende ser inspiradora e/ou mesmo influenciadora através de conteúdos que relatam casos de sucesso, de informação com carácter prospetivo, da difusão de tudo o que possa ser novo/ emergente e de itens que se consideram “belos”.

6 – Ambiciona-se que a imagem da Revista seja um dos focos diferenciadores. Considerando que os conteúdos devem ser acessíveis (não demasiado especializados e/ou com linguagem mais hermética) – “Help the Reader”- pretende-se ao nível do design de comunicação não só oferecer um produto com a qualidade inerente ao “ Bom Design”, mas também soluções distintas, tais como:

  • A utilização de um formato não tradicional (23,2 x 29,7, por exemplo);
  • Opção pela alternância de papéis de características diferentes; (por exemplo, papel poroso e mate vs. papel lustroso para que o produto surpreenda pelo aspeto visual e táctil;
  • Utilização de cores tendência, em bloco, que conferem emoção e simultaneamente expressam modernidade.

7 – A VESTIR garante-se o direito de convidar entidades parceiras para colaborar com conteúdos para as diferentes secções da publicação.

8 – A VESTIR reserva-se o direito de convidar não só autores de mérito reconhecido, mas também jovens autores para publicarem / divulgarem os seus projetos na publicação, contribuindo assim para a divulgação de jovens talentos em diferentes domínios (científico, técnico, criativo).

9 – A revista VESTIR não publicará artigos que vinculem opiniões de orientação política, religiosa ou com julgamentos éticos.

10 – A publicação aceita a introdução de publicidade, desde que esta esteja em consonância com a linha editorial e descrições técnicas disponibilizadas pela Coordenação da Revista. Estas inserções serão pagas pelos anunciantes conforme tabela a divulgar, anualmente.

11 – Às entidades protocolares do MODATEX é disponibilizado um espaço publicitário, com dimensões pré-identificadas.

12 – A Direção e Subdireção da revista VESTIR são da responsabilidade do Diretor(a) e do Presidente do Conselho de Administração do MODATEX, respetivamente.

13 – Ao diretor(a) da Revista, compete convidar e nomear o/a Coordenador Editorial da Publicação.

14 – A Revista VESTIR possui um Conselho Editorial que integra Diretor(a), Subdiretor(a), Coordenador(a) Editorial da Revista, bem como, especialistas convidados.

15 – A Revista Vestir, poderá eventualmente constituir um Fórum Consultivo de carácter flexível e eventual, com recurso a membros dos órgãos sociais e de administração, bem como, a colaboradores da Organização.

 

Conselho Editorial

14.1 – As propostas de individualidades para integrar o Conselho Editorial da Revista poderão ser lançadas pelo Diretor(a), Subdiretor(a) e Coordenador(a) da VESTIR.

14.2 – A seleção final e convites aos especialistas são realizados pelo Diretor(a).

14.3 – Os especialistas convidados a integrar o Conselho Editorial, deverão ser personalidades de diversas áreas do saber (ciências humanas e empresariais, arte e design…) e com experiências  académicas e/ou profissionais distintas, preferencialmente externas ao Editor. Pretende-se assim que este Conselho multidisciplinar integre a visão e experiência da comunidade científica, técnica e profissional, ligada e/ou interessada no/pelo sector, contribuindo para o enriquecimento e qualidade final do produto que o MODATEX desenvolve.

14.4 – Compete ao Conselho Editorial:

  • Selecionar o tema central e eventual subtema para cada um dos exemplares da VESTIR;
  • Fazer propostas de conteúdos para incluir na publicação, em conformidade com o tema selecionado para cada número;
  • Às individualidades que integram o Conselho Editorial, poderá ser solicitada a análise e parecer técnico qualitativo sobre artigos científicos, técnicos, ou projetos visuais submetidos para publicação, desde que estes estejam no âmbito da sua área de competências;
  • Avaliar propostas sugeridas nos Fóruns Consultivos;
  • Contribuir eventualmente com conteúdos para a publicação.
  • Contribuir para o cumprimento do plano editorial da revista
  • Aconselhar sobre a gestão editorial da VESTIR, objetivando a melhoria contínua da mesma.

14.5 – O Conselho Editorial reunirá obrigatoriamente semestralmente e a título excecional se for para isso solicitado pela Direção. As convocatórias deverão ser enviadas com 10 dias de antecedência, com agenda.

14.6 – Deverá ser elaborada uma ata que registe a discussão e conclusões de cada uma das reuniões do Conselho Editorial.

Fórum Consultivo

15.1 – O Fórum Consultivo da Revista VESTIR tem um carácter eventual (sem carácter ou periodicidade obrigatória) e flexível (os convites para participação serão realizados por iniciativa).

15.2 – Os convites para integrar o Fórum Consultivo são da competência do Diretor(a) da Vestir.

15.3 – O Fórum Consultivo integrará membros dos órgãos sociais e de administração, bem como colaboradores do MODATEX.

15.4 – Aos participantes do Fórum Consultivo será solicitada opinião sobre eventuais temas e conteúdos a desenvolver nas publicações, bem como, sugestões sobre autores e projetos.

15.5 – Os convites para participar nos Fóruns deverão ser realizados com 10 dias de antecedência, informando os eventuais participantes da agenda em discussão.

15.6 – Deverão ser registadas em ata a discussão e conclusões de cada Fórum.

 

Porto, 8 de maio de 2018