voltar

05 abr. 2023

MODATEX assina protocolo de cooperação com Associação da Comunidade Afegã em Portugal

No passado dia 31 de março, a Associação da Comunidade Afegã em Portugal (ACAEP) inaugurou o seu novo espaço de formação, situado no centro de Lisboa, momento este que ficou também registado por uma breve cerimónia, na qual foi assinado o protocolo de cooperação entre o MODATEX e esta entidade. A parceria, agora oficializada, visa apoiar o desenvolvimento de um projeto de capacitação de mulheres afegãs definido pela ACAEP.

Seja devido à dificuldade de introdução no mercado de trabalho, à dificuldade de compreensão da língua, ou ao reconhecimento de graus académicos, são várias as adversidades com que estas mulheres são confrontadas. O projeto em causa, cujo objetivo passa, essencialmente, pela aquisição de novas competências, não só facilita a sua integração, como lhes permite ter acesso a outras oportunidades.

De forma a dar resposta a esta necessidade, a iniciativa desenvolvida pela ACAEP, com o apoio e financiamento do ACNUR - Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, propôs a criação de um atelier / espaço de formação, no qual 10 mulheres afegãs vão poder adquirir competências na área da confeção de trajes tradicionais afegãos, mas também mobilizar-se com vista no desenvolvimento de um pequeno negócio.

Mediante o estabelecimento da parceria, o principal papel do MODATEX será, numa primeira fase, orientar formadoras e formandas no processo, participando na validação dos conhecimentos adquiridos informalmente e prestando também apoio no diagnóstico de necessidades de formação futuras e na criação de percursos de formação certificada. O projeto foi iniciado no dia 4 de abril, com a validação das competências da formadora proposta pela Associação, e vai decorrer nas suas instalações.