CET - Curso de Especialização Tecnológica
Design Têxtil e Moda
Técnico/a Especialista em Industrialização de Produto Moda
Acompanhar, coordenar e apoiar o processo de desenvolvimento de produtos têxteis e potenciar/dinamizar a conceção e desenvolvimento de novos produtos, efetuando a articulação entra a área criativa e a área produtiva.
No final da ação o formando deverá ser capaz de:
- Colaborar em estudos de mercado e seleção de produto com base em sistemas de informação de marketing.
- Colaborar em projetos de conceção e desenvolvimento de novos produtos aplicando metodologias, técnicas e ferramentas que facilitem o seu desenvolvimento.
- Participar no desenvolvimento de coleções de vestuário.
- Participar em feiras e outros eventos envolvendo clientes e outros players neste processo.
- Construir moldes base das principais peças de vestuário e desenvolver/interpretar a modelação de novos modelos de forma manual e utilizando CAD.
- Promover atividades de inovação e desenvolvimento de forma a apoiar a direção da empresa nestas atividades de valorização do produto, através da indução de novas características/propriedades proporcionadas pela utilização de materiais técnicos e funcionais.
- Corroborar no estudo do trabalho, no planeamento e organização da produção, na previsão/análise de custos usando instrumentos/programas, com o objetivo de apoiar a direção da produção no planeamento geral de atividades e competências nos setores de corte, costura e acabamento.
- Coordenar e participar nas atividades de produção ao nível de distribuição de trabalho e supervisão de equipas e verificação de níveis de produtividade, qualidade e adequação das tecnologias.
- Promover e verificar os procedimentos de higiene e segurança no trabalho nas secções produtivas, organização dos métodos de trabalho e ergonomia dos postos.
- Elaborar relatórios de balanço das atividades e competências da equipa de trabalho para a direção da produção.
Candidatos com interesse em adquirir competências na área da Industrialização do Produto Moda
Este Curso confere a Certificação Profissional de nível 5 na saída Profissional de Técnico/a Especialista em Industrialização de Produto Moda, do Catálogo Nacional de Qualificações.
Prosseguimento de Estudos para o Ensino Superior
O Diploma do curso Técnico/a Especialista em Industrialização de Produto Moda realizado no MODATEX, permite a candidatura ao Ensino superior na Licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, com vagas específicas, através de Protocolo estabelecido entre o MODATEX e a Universidade da Beira Interior.
O Ingresso na Licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável da Universidade da Beira Interior dá equivalência a algumas disciplinas e às respetivas unidades de crédito (ECTS)
A ação de formação desenvolve-se essencialmente em sessões presenciais, podendo desenvolver-se em parte com sessões de formação a distância, através da SALA VIRTUAL MODATEX.
O curso CET é constituído por 3 componentes de Formação:
- Formação Geral e Cientifica - 150 horas
- Formação Tecnológica - 850 horas
- Formação em Contexto de Trabalho - 560 horas
O Plano das UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas) da Formação Geral e Científica e da Formação Tecnológica, assim como o Plano Curricular do curso pode ser consultado no Catálogo Nacional de Qualificações em Técnico Especialista em Industrialização de Produto Moda.
O curso está organizado para os formandos desenvolverem competências para de forma autónoma poderem potenciar/dinamizar a conceção e desenvolvimento de novos produtos, efetuando a articulação entra a área criativa e a área produtiva.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é feita no final de cada UFCD e de acordo com critérios de avaliação que assentam nos seguintes domínios: Relacional, Comportamental e de Aquisição de conhecimentos, Desempenho profissional e Transferência de conhecimentos para novas situações, tendo por base os objetivos a atingir em cada UFCD, na demonstração de competências pelos formandos.
A avaliação é formativa e reflete o desenvolvimento das aprendizagens dos formandos e possui um carater sistemático, sendo objeto de notação descritiva e quantitativa.
A avaliação é também sumativa, na aplicação de trabalhos e provas para avaliação das competências adquiridas.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função de o/a formando/a ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, em escala de 0 a 20 valores.
A avaliação da FPCT, bem como em todas as UFCD´s, tem que ser igual ou superior a 10, para Conferir a emissão de Diploma.
A Classificação final do Diploma, é calculado com arredondamento às décimas com base na fórmula: 0,10 * CFGC + (0,55*CFT) + (0,35*CFCTb)
em que:
- CFGC - classificação da componente de formação geral e científica
- CFT - classificação da componente de formação tecnológica
- CFCTb - classificação da componente de formação prática em contexto de trabalho
Para efeitos de conclusão de um CET com aproveitamento e posterior Certificação, a assiduidade regulamentar não pode ser inferior a 90% da carga horária do percurso formativo nas componentes de formação geral e científica e tecnológica e prática em contexto de trabalho.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, com o aproveitamento em todas as Unidades será emitido um Certificado de Formação Profissional e Diploma de nível V na saída Profissional de Técnico/a Especialista em Industrialização de Produto Moda.
5
Ensino Secundário
Entre 18 e os 35
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.
Desempregado