CET - Curso de Especialização Tecnológica
Marketing digital de moda e E-Commerce
Técnico/a Especialista em Comércio Moda
Preparar, planificar e executar diversas tarefas no âmbito das vendas de produtos/serviços em empresas industriais têxteis, de vestuário e/ou empresas de distribuição de produtos moda.
Pesquisar, analisar informação e elaborar relatórios relativos a novos modelos de negócios, mercados, bem como, a materiais e produtos moda.
Participar na elaboração da estratégia e de planos de marketing.
Definir a estratégia comercial nacional e internacional e elaborar planos de comercialização de produtos moda.
Planear, organizar e participar em feiras e outros eventos de promoção de produtos de moda.
Participar na implementação de modelos de negócios baseados em canais digitais.
Organizar e participar no processo de compra e de vendas de produtos de moda.
Prestar serviços de apoio à importação e à exportação no âmbito do comércio internacional.
Efetuar o interface entre os clientes e os departamentos de design, desenvolvimento de produto, produção, logística e financeiro da empresa.
Coordenar e participar no processo de assistência pós-venda a clientes.
Monitorizar resultados comerciais, qualidade dos serviços, desempenho de fornecedores e a satisfação de clientes.
Candidatos com interesse em adquirir competências na área de Comércio Moda.
Podem aceder a este curso:
- titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e que pretendam a sua qualificação ou reconversão profissional;
- titulares de um diploma ou certificado de nível 5 de qualificação do QNQ, de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e que pretendam a sua requalificação profissional.
Este Curso confere a Certificação Profissional de nível 5 na saída Profissional de Técnico/a Especialista em Comércio Moda, do Catálogo Nacional de Qualificações.
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS PARA O ENSINO SUPERIOR
O Diploma do curso Técnico/a Especialista em Design Têxtil para Estamparia realizado no MODATEX, permite a candidatura ao curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho, sujeito ao número de vagas definidas anualmente pela Universidade.
Os titulares de um diploma de especialização tecnológica podem candidatar-se ao ensino superior através de concursos especiais, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 113/2014.
O protocolo estabelecido entre o Modatex e a Universiade do Minho para a Licenciatura em Design e Marketing de Moda dá equivalência às seguintes disciplinas com respetivas unidades de crédito:
- Introdução à Indústria Têxtil e do Vestuário 5 ECTS
- Projeto Integrador em Engenharia Têxtil I 5 ECTS
- Tecnologia da Confeção 5 ECTS
- Opção UMinho 5 ECTS
A ação de formação desenvolve-se essencialmente em sessões presenciais, podendo desenvolver-se em parte com sessões de formação a distância, através da SALA VIRTUAL MODATEX.
Plano Curricular do Curos Técnico/a Especialista em Comércio Moda:
Total da componente Formação Geral e Científica:
- Inglês em contexto socioprofissional 25
- Estatística descritiva 25
- Técnicas da comunicação aplicadas à área comercial 25
- Comportamento humano nas organizações 25
- Direito e ética comercial 50
Total da componente Formação Tecnológica:
- Estruturas têxteis convencionais 50
- Princípios básicos de modelação 25
- Tecnologia do vestuário 50
- Métodos e práticas de negociação 50
- Marketing de moda 50
- Comércio electrónico e ebusiness 25
- Introdução ao negócio da moda 25
- Logística e distribuição de moda 50
- Custeio e gestão orçamental 50
- Coleções têxteis 50
- Coleções de vestuário 50
- Qualidade e organização da Produção 25
- Língua inglesa indústria têxtil 50
- Gestão de empresas e empreendedorismo 50
- Técnicas comerciais e de marketing 50
- Gestão e análise financeira 25
- Gestão de projecto 25
- Introdução aos têxteis técnicos e funcionais 50
- Projeto – conceptual 50
- Projeto - prototipagem - comércio de moda 50
Prática em Contexto de Trabalho: 560
Total do Curso: 1560 horas
O Plano das UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas) da Formação Geral e Científica e da Formação Tecnológica, assim como o Plano Curricular do curso pode ser consultado no Catálogo Nacional de Qualificações em Técnico Especialista em Design Têxtil para Estamparia.
O curso está organizado para os formandos desenvolverem competências para de forma autónoma poderem criar e desenvolver produtos e coleções têxteis para o sector de estamparia, considerando as tendências de moda, mercado e viabilidade produtiva/comercial.
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, com o aproveitamento em todas as Unidades será emitido um Certificado de Formação Profissional e Diploma de nível IV na saída Técnico/a Especialista em Comércio Moda.
5
Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.
Desempregado