Programa Qualificação para a Internacionalização
Gestão, Comércio Internacional e Logística
Tendências e análises de mercado
Qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comérciointernacional e desenvolver cadeias de valor em Portugal, nomeadamente em micro, pequenas e médias empresas, reforçando as competências profissionais de ativos empregados e desempregados.
Planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados, a apartir da identificação dos segmentos de mercado, eixos e beneficios do posicionamento
Reconhecer as atividades que asseguram a realização dos planos comerciais e de marketing.
Analisar estudos de mercado direcionados para um determinado produto ou gama de produtos e acompanhar a evolução comercial e do mercado.
Reconhecer as formas de segmentação de mercados e estudo do comportamento dos consumidores.
Analisar estratégias de seleção de produtos.
Identificar os diferentes aspetos das práticas e comportamentos de consumo.
Analisar tendências de comportamentos sociais e de mercado.
Identificar os diferentes problemas, lógicas e objetos da cultura do consumo face às transformações tecnológicas ocorridas na sociedade.
Caracterizar os conceitos associados às questões do papel e da atividade dos criativos na sociedade e no mercado.
Interpretar a relação entre a criação de produtos/objetos e a definição das respetivas estratégias de Marketing.
Explicar os processos de internacionalização da economia e das empresas portuguesas, nomeadamente em termos de "inteligência de negócios".
Aplicar metodologias e instrumentos necessários à avaliação e comparação dos mercados de destino do Comércio e Investimento Direto Português no Exterior.
Utilizar as ferramentas que possibilitam o desenho e a análise crítica da escolha de mercados-alvo para a internacionalização das empresas.
Aplicar as técnicas principais do marketing, numa perspetiva estratégica, organizacional, nacional e internacional.
Aplicar técnicas de análise estratégica dos mercados em termos nacionais e internacionais.
Planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados em contexto nacional e internacional.
Descrever a metodologia para a execução de planos de marketing internacional, identificando critérios e instrumentos de execução e controlo adequados.
Articular a estratégia de marketing internacional com a estratégia de internacionalização.
Identificar a importância da sustentabilidade e economia circular na abordagem aos mercados internacionais e na internacionalização.
Identificar oportunidades de sustentabilidade em mercados internacionais.
Explicar os requisitos ao nível da sustentabilidade nos mercados internacionais.
Utilizar os principais normativos de sustentabilidade internacionais.
Desenvolver plano de sustentabilidade para a internacionalização.
Profissionais ativos nas PMEs, empregados e ou desempregados (inscritos no IEFP), com idade igual ou superior a 18 anos, que detenham habilitações de nível secundário.
Tendo em vista a aquisição de competências profissionais, o formador vai selecionar métodos a aplicar em cada sessão de formação, tendo sempre presente a realidade do grupo com que trabalha, sem prejuízo de em cada momento e ao longo do processo formativo concretizar os necessários ajustamentos, no sentido de encontrar as melhores respostas, face à realidade psicopedagógica do grupo de formandos.
Os principais métodos pedagógicos a serem aplicados pelo formador serão os métodos expositivo, demonstrativo e ativo.
Os recusrsos didáticos constituem o suporte fundamental para a aplicação dos métodos pedagógicos, principalmente no que respeita aos métodos ativos, para o acompanhamento personalizado da progressão dos formandos e para a adaptação do processo formativo ao perfil e ao ritmo de aprendizagem individual.
Os recursos didáticos deverão ser desenvolvidos pelos formadores ou adquiridos pelo MODATEX.
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.
5
Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Empregado ou Desempregado