RVCC escolar - nível Básico (6º ou 9º ano)

RVCC escolar - nível básico

RVCC - Nível Básico

 voltar
Data Prevista
2024-04-13 - 2024-12-21

Horário
Sábados das 9h00 às 12h00

CENTRO DE FORMAÇÃO
Vila das Aves

Refª da ação
91A996K32632401

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.pessoal

OBJECTIVOS

Obtenção do 6º ou 9º ano de escolaridade com base no reconhecimento das competências adquiridas nos mais diversos contextos ao longo de sua vida (escolar, formativo, profissional, …).


Destinatários

O RVCC destina-se a todos aqueles que não detém o terceiro ciclo do ensino básico (9º ano), com idade mínima igual ou superior a 18 anos (idade compreendidas entre os 18 e os 23 anos, inclusive, tem de ter 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social).


Metodologias

Este processo integra etapas de reconhecimento e validação das competências detidas pelo adulto e uma etapa de certificação das mesmas, através de realização de uma prova, certificada por um júri.
No desenvolvimento do processo de RVCC o adulto frequenta uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas.
Os processos de RVCC escolar baseiam-se em referenciais de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos para o nível básico (Linguagem e Comunicação (LC); Matemática para a Vida (MV); Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Cidadania e Empregabilidade (CE)).


Metodologias

A avaliação é realizada na sessão etapa de Validação por parte dos formadores de cada área e posteriormente na etapa de Certificação, na realização de uma prova perante a presença de um júri de Certificação.


Certificação

A certificação é obtida através da realização de uma prova, com aproveitamento, perante um júri de Certificação. Essa sessão conduz a uma certificação total (6º ou 9º ano de escolaridade) ou a uma certificação parcial.


Nível do curso

2


Condições de acesso

Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Experiências de vida diversificadas em vários domínios: profissional, social, educativo e/ou formativo; entre outros.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado