RVCC escolar - nível Secundário (12º ano)

RVCC escolar - nível secundário

RVCC - Nível Secundário

 voltar
Data Prevista
2025-03-15 - 2026-01-17

Horário
Sabádos das 9h00 às 12h00

CENTRO DE FORMAÇÃO
Vila das Aves

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Adultos em processo RVCC-Escolar

Refª da ação
91A996L32642401

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.pessoal

OBJECTIVOS

Obtenção do ensino secundário (12º ano de escolaridade) com base no reconhecimento das competências adquiridas nos mais diversos contextos ao longo de sua vida (escolar, formativo, profissional, …).


Destinatários

O RVCC destina-se a todos aqueles que não detém o ensino secundário (12º ano), com idade mínima igual ou superior a 23 anos (idade compreendidas entre os 18 e os 23 anos, inclusive, tem de ter 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social).


Metodologias

Este processo integra etapas de reconhecimento e validação das competências detidas pelo adulto e uma etapa de certificação das mesmas, através de realização de uma prova, certificada por um júri. No desenvolvimento do processo de RVCC o adulto frequenta uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas.
Os processos de RVCC escolar baseiam-se em referenciais de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos para o nível secundário (Cultura, Língua e Comunicação (CLC); Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC); Cidadania e Profissionalidade (CP)).


Avaliação

A avaliação é realizada na sessão etapa de Validação por parte dos formadores de cada área e posteriormente na etapa de Certificação, na realização de uma prova perante a presença de um júri de certificação.


Certificação

A Certificação é obtida através da realização de uma prova, com aproveitamento, perante um júri de certificação. Essa sessão conduz a uma certificação total (12º ano de escolaridade) ou a uma certificação parcial.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Experiências de vida diversificadas em vários domínios: profissional, social, educativo e/ou formativo; entre outros.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado