Formação extra Catálogo - E-Learning
Gestão, Logística e Comércio Internacional
Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de moda
Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, é critico que os profissionais da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) se mantenham em permanente aprendizagem para assim serem capazes de manter a orientação certa nesta complexa e altamente competitiva teia que carateriza a indústria da moda.
No seio de um país com longa tradição de produção e exportação, expandir negócios de moda através da internacionalização (venda de bens para o estrangeiro), seja em modelo B2B ou B2C resultará numa aposta mais acertada se compreendermos e soubermos interagir tanto com os mercados-alvo como com os clientes-alvo.
Atualmente os mercados Asiáticos apresentam taxas de consumo e valores de compra de produtos moda que os posicionam nos lugares cimeiros a nível global. São caracterizados por economias modernas, altamente digitais e competitivas, no seio das quais importa detetar oportunidades de negócio e saber operacionaliza-las e comunica-las.
- Contextualização do bloco geográfico “mercados asiáticos”
- Importância dos estudos de mercado
- A posição dos mercados asiáticos vs. outros mercados
- China
- Hong Kong
- Singapura
- Coreia do Sul
- Japão
- Tailândia
- Indonésia
- Taiwan
- Elucidar sobre a importância dos estudos de mercado;
- Familiarizar-se com características economico-culturais a ter em consideração nos mercados asiáticos;
- Dominiar as ferramentas de pesquisa ao dispor para aprofudar o(s) mercado(s) selecionado(s) dominando fontes pesquisas, contactos e comunicação com esse(s) mercado(s) de forma mais ágil e expedita.
O curso é dirigido a profissionais com interesse em desenvolver novas competências nas áreas do comércio internacional e comunicação intercultural, a empreendedores para a criação da própria marca e negócio assim como a empreendedores por conta de outrem na permanente inovação da ITV.
A ação de formação em Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de Moda está enquadrada no plano de formação MX, enquanto especialização com unidades Extra Catálogo Nacional de Qualificações.
A ação de formação decorre em sistema E-Learning (sessões à distância) com recurso à Sala VIRTUAL do MODATEX.
O curso de Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de Moda tem a duração total de 26 horas e está organizado em 2 unidades:
Unidade 1 - 7 horas – Contextualização da importância dos estudos de mercado num plano estratégico e operacional de internacionalização
- para que serve um estudo de mercado
- fotes de pesquisa
- grandes blocos geográficos e mercados estratégicos para as exportações nacionais da fileira moda
- preponderância dos mercados asiáticos no consumo de bens da fileira moda
Unidade 2 - 19 horas – mercados asiáticos estratégicos para a flieira moda
- China continental
- Hong Kong
- Singapura
- Coreia do Sul
- Japão
- Tailândia, Indonésia e Taiwan – mercados e oportunidades emergentes
O enquadramento técnico de cada país constitui a base de partida para analisar as oportunidades que cada país apresenta para entrada de novas marcas de moda. Eximios no digital, as oportunidades de negócio B2B e B2C caracterizam-se por marketplaces que viram as suas infraestruturas alavancadas com a pandemia. Aliado ao online, a rede de lojas multi-marca e grandes armazens, variadas vezes transversais a vários países asiáticos, constituem também um canal de distribuição a reter.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.
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Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma de e-learning por computador (exclusivo) com áudio, microfone e câmara vídeo, para sessões online em sistema de conferência.
Ligação à Internet com o Chrome.