Aprendizagem (Formação de Jovens nível 4)
Marketing digital de moda e E-Commerce
Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital
Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, é critico que os novos profissionais em formação para a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) sejam capazes de intervir em plataformas digitais associadas à Comunicação e ao Marketing na interação digital com clientes e potenciais clientes, nas redes sociais e nas plataformas e-commerce.
“O tempo, a energia e o talento podem ser mais importantes do que o orçamento.”
Steve Jobs
Com o curso de Aprendizagem em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital pretende-se desenvolver competências em desenvolver a comunicação comercial e o serviço ao cliente, através de meios interativos e digitais.
Os Formandos têm a possibilidade de realizar estágio internacional, financiado pelo Programa ERASMUS+.
- Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços pelos canais digitais;
- Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais;
- Planear e desenvolver os procedimentos de venda em meios interativos ou digital / E-commerce;
- Desenvolver campanhas de marketing nas redes sociais
- Desenvolver projetos com recurso a aplicações criativas de tratamento de imagem, imagem vectorial e multimédia.
Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível 4 em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital. Destina-se a jovens com idade até aos 29 anos e com habilitação ao nível do 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário.
A formação desenvolve-se em sistema presencial em sala de formação com equipamentos especícos no Centro de Formação e forte componente de estágio na empresa durante os 3 períodos do curso. Algumas sessões de formação podem desenvoilver-se em formação a distância na SALA VIRTUAL MODATEX.
Os Formandos têm a possibilidade de realizar estágio internacional, financiado pelo Programa ERASMUS+.
Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica, Prática na empresa.
PLANO CURRICULAR DO CURSO
COMPONENTE SÓCIO CULTURAL:
- Domínio Viver em Português - 275 horas
Portugal e a Europa
Os media hoje
Portugal e a sua História
Ler a imprensa escrita
A Literatura do nosso tempo
Mudanças profissionais e mercado de trabalho
Diversidade linguística e cultural
Procurar emprego
- Domínio Comunicar em Língua Inglesa - 200 horas
Ler documentos informativos
Conhecer os problemas do mundo atual
Viajar na Europa
Escolher uma profissão/Mudar de atividade
Debater os direitos e deveres dos cidadãos
Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais
- Domínio Mundo Atual - 100 horas
O Homem e o ambiente
Publicidade: um discurso de sedução
Mundo atual – tema opcional
Uma nova ordem económica mundial
- Domínio de Desenvolvimento Social e Pessoal - 100 horas
Higiene e prevenção no trabalho
Promoção da saúde
Culturas, etnias e diversidades
- Domínio de TIC- 100 horas
Processador de texto funcionalidades avançadas
Internet navegação
Folha de cálculo funcionalidades avançadas
Criação de páginas para a web em hipertexto
COMPONENTE CIENTÍFICA:
- Domínio de Matemática e Realidade - 200 horas
Organização, análise da informação e probabilidades
Operações numéricas e estimação
Geometria e trigonometria
Padrões, funções e álgebra
Funções, limites e cálculo diferencial
- Domínio de Direito - 100 horas
Ordem jurídica, fontes de Direito, sujeitos e relação jurídica
Contrato e garantias
Sociedades comerciais
Títulos de crédito e operações bancárias
- Domínio de Economia - 100 horas
Agentes económicos e atividades e económicas
Funcionamento da atividade económica
Estado como regulador da atividade económica
Economia portuguesa em contexto inernacional
COMPONENTE TECNOLÓGICA: 950 horas
1 - Setor do comércio e serviços conceitos e princípios gerais - 25 horas
2 - Atividade do profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital - 25 horas
3 - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho conceitos básicos - 25 horas
4 - Processo de comunicação - 50 horas
5 - Comunicação escrita – serviço ao cliente - 50 horas
6 - Qualidade e satisfação do cliente - 25 horas
7 - Inteligência emocional - 25 horas
8 - Técnicas de negociação e venda - 50 horas
9 - Emarketing – princípios gerais - 50 horas
10 - Atendimento não presencial ao cliente - 50 horas
11 - Fidelização e recuperação de clientes - 25 horas
12 - Gestão de reclamações – venda não presencial - 25 horas
13 - Neuromarketing - 50 horas
14 - Marketing digital - 25 horas
15 - Marketing 3.0 - 25 horas
16 - Meios de comunicação digital - 25 horas
17 - Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial - 50 horas
18 - Social media - 25 horas
19 - Gestão de conteúdos digitais - 25 horas
20 - Gestão de mobile - 50 horas
21 - Processo de venda não presencial - 50 horas
22 - Gestão de equipas - 25 horas
23 - Gestão do stress do profissional - 25 horas
24 - Língua inglesa – comunicação e serviço ao cliente não presencial - 50 horas
25 - Gestão de informação do cliente - 25 horas
26 - Gestão da presença empresarial nas redes sociais - 50 horas
27 - Publicidade nas redes sociais - 25 horas
Componente de Formação Prática em Contexto de trabalho (na empresa) - 1100 horas (distribuidas pelos 3 períodos)
A Formação prática é realizada em Contexto de Trabalho em empresa do setor, ao longo da ação de formação. Esta componente tem como objetivos, proporcionar:
A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;
Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
Conhecimento da organização empresarial.
Total do curso: 3210 horas
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10,
O curso está organizado em 3 períodos, com avaliação por período por emissão de pauta de avaliação.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido Diploma com a habilitação escolar do ensino secundário completo e a qualificação profissional de nível 4 em Modelista de Vestuário.
4
9º ano
Entre 15 e os 29
Empregado ou Desempregado