A estrutura orgânica do Centro compreende:
O MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios - é criado em 2011, através da Portaria n.º 135/2011, de 4 de Abril, com base num protocolo celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P.), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).
Este Centro de abrangência nacional - Sede no Porto, Delegações em Lisboa e Covilhã, Pólos em Vila das Aves e Barcelos - objetiva contribuir para a melhor coordenação estratégica e operacional da formação no Sector, responder mais eficazmente às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações, bem como, apoiar tecnicamente e de forma próxima todos os players da Indústria Têxtil e Vestuário.
A atividade do MODATEX abrange:
O Centro desenvolve Formação nas áreas de design moda, design têxtil, informática aplicada ao design, gestão e marketing de moda, merchandising de moda, artes têxteis, modelação e confeção industrial, modelação e confeção para atelier, alfaiataria, malhas, tecelagem, fiação, enobrecimento têxtil, qualidade na indústria têxtil e vestuário, planeamento e gestão da produção, manutenção, higiene e segurança no trabalho, gestão e comércio, comunicação e comportamento organizacional, métodos e tempos de trabalho, comércio internacional têxtil e vestuário e formação pedagógica de formadores.
O MODATEX segue uma conduta socialmente responsável e a sua Política da Qualidade assenta no cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo em vista a melhoria contínua e a satisfação de todos os Stakeholders.
Qualificar os Recursos Humanos e Valorizar os Agentes do Têxtil e do Vestuário contribuindo para o desenvolvimento das atividades económicas e da competitividade do Sector.
Liderar na Qualificação para o Sector do Têxtil e Vestuário.
Pessoas
Proximidade
Criatividade
Competência
Inovação
Oferecer valor, antecipando necessidades e superando as expectativas dos stakeholders;
Considerar o cliente co-criador de valor;
Respeitar os princípios do desenvolvimento sustentável;
Ser movido pela ética em todas as nossas atividades.
A estrutura orgânica do Centro compreende:
A Política da Qualidade do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios - MODATEX, assenta no cumprimento dos requisitos e melhoria da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade ao nível individual e da organização, tendo em vista a satidfação permanente dos formandos, formadores, colaboradores e clientes externos, em particular empresas do setor.
Constituem orientações da Direção do Modatex:
Os princípios citados serão da responsabilidade de todos os colaboradores do MODATEX.
O MODATEX tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015, pela APCER, com a preocupação de melhorar continuamente a qualidade dos seus serviços e de forma a satisfazer as necessidades e as expectativas dos Clientes.
As Entidades que criaram o MODATEX são as seguintes:
A Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) é uma estrutura de carácter sectorial que associa e representa empresas têxteis que exercem a sua actividade no âmbito do subsector dos Lanifícios em Portugal.
Esta representa e defende os interesses das indústrias de lanifícios, respondendo às suas necessidades, de forma a garantir o desenvolvimento e a promoção das mesmas.