O projeto Digi-Branding (“Promover a Moda Sustentável através da Digitalização no Ensino e Formação Profissional”), aborda o impacto significativo da indústria da moda no ambiente, integrando a sustentabilidade e a digitalização no ensino e formação profissional (EFP).
O projeto centra-se na melhoria das competências dos professores/formadores de EFP para preparar melhor os seus alunos/formandos para as necessidades em evolução da indústria da moda, alinhando-se com as agendas políticas e as boas práticas da União Europeia. Este projeto Digi-Branding é realizado através de uma parceria estratégica entre organizações europeias de diferentes países que desempenham um papel importante na educação e formação profissional, na produção de têxteis e vestuário e outras entidades relevantes. O elenco de parceiros é constituído por:
MODATEX (PT)
FITCA (ES)
Mundus (ES)
AKMI (GR)
ZHMTAL (TR)
European Fashion Council (BG)
BK CON (GR)
O projeto Digi-Branding apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Oferecer uma estratégia de expansão para os currículos de EFP de moda com foco na digitalização e na sustentabilidade.
- Proporcionar uma oportunidade de melhoria de competências para professores/formadores de EFP através de um curso de formação personalizado.
- Ajudar a colmatar o fosso entre o atual conjunto de competências dos alunos de EFP e o mercado de trabalho.
- Aumentar a qualidade dos estudos de EFP de moda, modernizando os currículos atualmente utilizados.
- Estabelecer uma colaboração mais estreita entre empresas de moda, centros de EFP e outras partes interessadas, para promover o intercâmbio de inovação e ações conjuntas no processo de tornar a indústria da moda mais ecológica.
- Sensibilizar para a necessidade de reduzir o impacto da moda no ambiente através de uma maior promoção da digitalização do sector, incluindo também os respetivos estudos de formação profissional.
O projeto Digi-Branding é um projeto KA220-VET - Parcerias de cooperação no ensino e formação profissionais, financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+, com uma duração de 24 meses, com início em fevereiro de 2024 e término a fevereiro de 2026.
Acompanhe o projeto Digi-Branding em https://digibrandingeu.wordpress.com/.
Para mais informações e/ou participação neste projeto, pode entrar em contacto através do correio eletrónico: international.mx@modatex.pt.
2023-1-ES01-KA220-VET-000166724