voltar

14 jul. 2021

MODATEX e PATRIPOVE estabelecem protocolo para ações de formação em Tricotagem da Camisola Tradicional Poveira

O MODATEX e a PATRIPOVE - Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro – estabelecerem um protocolo com vista à concretização de diversas ações de formação e workshops para a preservação da técnica de tricotagem da Camisola Tradicional Poveira.

A preservação desta técnica é essencial para a manutenção da tradição do fabrico deste ícone da Póvoa de Varzim e da história etnográfica de Portugal.

A primeira ação de formação está prevista para o próximo dia 20 de setembro, no MODATEX Porto, e as inscrições já estão disponíveis aqui .

Está também previsto, para setembro, a realização de um conjunto de workshops para formandos dos cursos do MODATEX sobre esta técnica artesanal.

A Camisola Tradicional Poveira bordada é originalmente feita em lã branca de fio grosso, da região da Serra da Estrela, denominada "lã poveira" e decorada a ponto de cruz. Os motivos bordados (de cor preto ou vermelha) são de inspiração diversa, como por exemplo: o escudo nacional, coroa real, siglas poveiras, objetos marítimos, etc.  É uma peça que remonta à primeira metade do século XIX e que fazia parte do traje masculino de romaria e festa do pescador. Este era usado em momentos sociais mais solenes e considerada uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória. 

Hoje em dia, esta peça de artesanato têxtil também é vista como um artigo de moda e já pisou muitas vezes as passerelles, marcou presença regular em feiras e mereceu destaque em revistas e programas de televisão - levando aos quatro cantos do mundo o nome de Portugal.

A produção da Camisola Tradicional Poveira obedece a uma técnica artesanal, que o MODATEX pretende preservar e promover em diversas ações de formação, onde serão também aprofundados os conhecimentos históricos e técnicos que serão consolidados com o fabrico de uma Camisola Tradicional Poveira por cada formando.