02 mai. 2023
Renato Luiz, o novo talento da moda nacional
Renato Luiz tem 33 anos e está a terminar o curso de Design de Moda na delegação de Lisboa do MODATEX. Depois de um estágio com Valentim Quaresma, criou a sua marca homónima e começa a ganhar visibilidade e projeção nacional, sendo já apontado como um novo talento. Ao MODATEX agradece a qualidade da formação, a equipa de profissionais experientes e o ambiente de aprendizagem.
Como é que surgiu o gosto pela Moda?
Desde criança, sempre tive um fascínio pela moda e pelo poder que ela tem em expressar a personalidade e individualidade de cada um. No entanto, a minha primeira formação foi em Economia, após a qual senti que algo faltava na minha vida profissional e pessoal. Foi nesse momento que decidi seguir a minha paixão pela criação e design e inscrevi-me num curso de Design de Calçado, onde descobri o meu interesse pela área de marroquinaria. Após esta formação decidi criar a minha própria marca de moda, a mymimu que contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional.
Como surgiu a marca Renato Luiz?
Em outubro de 2021, decidi dar um novo passo na minha jornada na moda criando a marca homônima "Renato Luiz". Esta marca representa um novo capítulo na minha carreira e surge durante o meu curso no MODATEX, onde pude aprimorar as minhas habilidades e descobrir ainda mais a minha paixão por esta área. Após o meu estágio com Valentim Quaresma, e a convite do mesmo, tive a oportunidade de participar do Mercado P'la Arte, onde apresentei pela primeira vez peças da minha autoria sob a marca "Renato Luiz". Foi uma experiência gratificante e que me inspirou a continuar a trabalhar nesta área.
O que distingue a marca e a torna única?
A “Renato Luiz” é um estilo moderno e inovador, aliado à qualidade dos materiais e ao cuidado artesanal com que cada peça é produzida. Uso upcycling de tecidos e deadstock tentando contribuir para uma moda slow fashion.
Qual é a sensação de ser apontado como uma jovem promessa no mundo da moda?
Fico muito feliz que assim seja e agradeço às pessoas que gostam do meu trabalho e que muito contribuem para a minha evolução enquanto designer e me motivam a continuar este percurso.
Como reage quando vê as suas criações na rua?
Sinto um misto de orgulho e satisfação. É uma sensação única ver as peças que criei serem apreciadas e usadas pelas pessoas.
Como se define enquanto designer e profissional da Moda?
Como um designer que procura explorar novos materiais de uma forma criativa e valorizando a qualidade dos produtos que desenvolvo.
O que mais aprecia no trabalho como designer?
A possibilidade de criar peças únicas e diferenciadas, que refletem a minha visão criativa e que podem ser apreciadas e usadas por outras pessoas.
Está neste momento a terminar o curso de Design de Moda no MODATEX. Como é que tomou conhecimento do MODATEX? Como tem sido este percurso?
Tomei conhecimento do MODATEX através de amigos e colegas da área da moda. O percurso tem sido muito enriquecedor. Imensas oportunidades de aprender com profissionais experientes e com uma formação prática e de qualidade. Valorizo muito o contacto com a indústria da moda.
Se tivesse que recomendar o MODATEX a um amigo ou familiar quais as características que destacaria?
Recomendaria o MODATEX pela qualidade da formação, pela equipe de profissionais experientes e pelo ambiente de aprendizagem. O meu muito obrigado a todos.
—