Formação extra Catálogo - E-Learning
Gestão, Comércio Internacional e Logística
Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de moda
Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, é critico que os profissionais da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) se mantenham em permanente aprendizagem para assim serem capazes de manter a orientação certa nesta complexa e altamente competitiva teia que carateriza a indústria da moda.
No seio de um país com longa tradição de produção e exportação, expandir negócios de moda através da internacionalização (venda de bens para o estrangeiro), seja em modelo B2B ou B2C resultará numa aposta mais acertada se compreendermos e soubermos interagir tanto com os mercados-alvo como com os clientes-alvo.
Atualmente os mercados Asiáticos apresentam taxas de consumo e valores de compra de produtos moda que os posicionam nos lugares cimeiros a nível global. São caracterizados por economias modernas, altamente digitais e competitivas, no seio das quais importa detetar oportunidades de negócio, os principais canais de distribuição, o ecossistema nativo digital e saber operacionalizar essas vertentes.
- Importância dos estudos de mercado para um sólido plano de internacionalização
- A posição dos mercados asiáticos vs. outros blocos geográficos (tradicionalmente de exportação nacional)
- Contextualização do bloco geográfico “mercados asiáticos”
- Japão
- Coreia do Sul
- China continental
- Hong Kong
- Singapura
- Tailândia
- Indonésia
- Taiwan
- Elucidar, com exemplos, sobre a importância dos estudos de mercado e planos de internacionalização;
- Familiarizar-se com características demográficas, sociais, culturais e economicas a ter em consideração nos referidos mercados asiáticos;
- Dominiar fontes de pesquisa online e fisicas ao dispor para aprofudar o(s) mercado(s) selecionado(s); do networking a contactos diretos.
- Comunicação com esse(s) mercado(s) de forma mais ágil e expedita.
O curso é dirigido a profissionais com interesse em desenvolver novas competências nas áreas do comércio internacional e comunicação intercultural, a empreendedores para a criação da própria marca e negócio assim como a empreendedores por conta de outrem na permanente inovação da ITV.
A ação de formação em Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de Moda está enquadrada no plano de formação MX, enquanto especialização com unidades Extra Catálogo Nacional de Qualificações.
A ação de formação decorre em sistema E-Learning (sessões à distância) com recurso à Sala VIRTUAL do MODATEX.
O curso de Mercados Asiáticos – abordagem para a fileira de Moda tem a duração total de 50 horas e está organizado em 2 unidades:
Unidade 1 - 10 horas – Contextualização da importância dos estudos de mercado num plano estratégico e operacional de internacionalização
- o que é e para que serve um estudo de mercado
- fotes de pesquisa
- plano de internacionalização – características e diferenças face ao estudo de mercado
- grandes blocos geográficos enquanto mercados estratégicos para as exportações nacionais da fileira moda
- preponderância dos mercados asiáticos no consumo de bens da fileira moda
Unidade 2 - 40 horas – mercados asiáticos: características e canais de distribuição e comunicação para a flieira moda
- Japão
- Coreia do Sul
- China continental
- Hong Kong
- Singapura
- Tailândia
- Indonésia
- Taiwan
O enquadramento socio-economico de cada país constitui a base de partida para analisar as oportunidades que cada país apresenta para entrada de novas marcas de moda. Eximios no digital, as oportunidades de negócio B2B e B2C caracterizam-se por marketplaces que viram as suas infraestruturas alavancadas com a pandemia. Aliado ao online, a rede de lojas multi-marca, concept stores e grandes armazéns, variadas vezes transversais a vários países asiáticos, constituem também canais de distribuição a reter, fomentados por um complexo sistema de marketing de influência.
Alguns conteúdos da formação serão apresentados em Língua Inglesa.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.
4
Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma de e-learning por computador (exclusivo) com áudio, microfone e câmara vídeo, para sessões online em sistema de conferência.
Ligação à Internet com o Chrome.
Empregado ou Desempregado