voltar

04 nov. 2021

Formandas do MODATEX participam em Projeto Transversal de Modelação de Vestuário

As instalações do “Quartel da Paz”, em Viseu, foram palco de um desafio dirigido às formandas da delegação da Covilhã do MODATEX inscritas na Ação de Modelação de Saia, no âmbito da unidade de Técnicas de Pesquisa para o Desenvolvimento de Peças de Vestuário.

A proposta consistiu no desenvolvimento de painéis de tendências de moda, tendo como principal foco a evolução das saias ao longo do século XX. Assim, o objetivo passou por justificar a tendência apresentada através de painéis de tema/inspiração, paleta de cores, materiais/estampado, silhueta e detalhe de produto.

Após selecionarem uma das épocas, as formandas elaboraram os painéis e desenvolveram, posteriormente, os moldes bases adaptados aos seus tamanhos, de modo a fazerem as respetivas provas. Por fim, cortaram e confecionaram os modelos em tecido definitivo de acordo com as suas características e especificidades.

Ainda motivadas pelo projeto, a ação seguinte de Modelação de Vestido e Camisa permitiu que as formandas dessem continuidade ao que já havia sido feito, concebendo, modelando, cortando e confecionando blusas, tops e camisas para serem conjugados com as saias, construindo assim um coordenado completo.

O objetivo principal deste projeto foi alcançado com sucesso, resultando, posteriormente, numa sessão fotográfica e videográfica, onde as formandas foram as principais protagonistas.