voltar

06 out. 2021

Secretário de Estado visita novas instalações do MODATEX Lisboa

No passado dia 29 de setembro, o Secretario de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, acompanhado pelo Vice-Presidente co Conselho Diretivo do IEFP, António Leite e pela Drª Carla Gouveia, diretora de serviços do IEFP, visitou as novas instalações da delegação do MODATEX em Lisboa.
Na ocasião o Senhor Secretário de Estado reforçou a importância dos Centros de Formação de Gestão Participada e da sua agenda de formação sectorial e, no caso concreto do MODATEX, a relevância do Centro de Formação para os exigentes desafios atuais (e futuros) das empresas e trabalhadores das Indústrias Têxteis e Vestuário. Particular enfase foi dado ao impacto do PRR na evolução dos espaços, contextos, equipamentos e processos formativos do MODATEX – enquanto Centro Sectorial nacional - indutores da melhoria das qualificações e as competências enquanto verdadeiros motores da competitividade.
O momento foi igualmente aproveitado para o Senhor Secretário de Estado parabenizar a formanda do Modatex, Beatriz Julião pelo prémio alcançado no Campeonato Europeu das Profissões, que juntamente com Niuka Oliveira, obtiveram a medalha de bronze na profissão de Tecnologias de Moda.
Contíguo às instalações da Delegação do Centro, na Rua Professor Reinaldo dos Santos, o novo espaço formativo do MODATEX/Lisboa situa-se na Rua Mariano Pina. Com uma área de 1040 m2, distribuída por três pisos e capacidade para acolher 90 formandos em simultâneo, este espaço integra duas salas de formação de confeção; um atelier multifuncional para modelação, confeção e técnicas de feltragem, complementado com zona de lavagem; uma sala de corte, com várias mesas de corte e equipamento associado. Possui ainda um auditório multiusos, preparado e equipado para acolher quer sessões de formação teórica, quer seminários, conferências ou outro tipo de eventos. As novas instalações possuem ainda um espaço para máquinas específicas do setor, permitindo polivalência na utilização por parte dos grupos em formação, nas restantes salas de confeção, bem como um armazém de matérias-primas fundamental nesta área de formação e uma zona reservada à manutenção e arrumos.
Com a abertura desta nova área, o MODATEX está ainda melhor preparado para acolher todos aqueles que elegem esta instituição de referência para a sua formação, colocando à disposição do sucesso formativo de centenas de formandos e formadores, um espaço único, especialmente relevante na preparação para a entrada no mercado de trabalho.
A ocasião foi ainda aproveitada para a entrega dos diplomas aos 11 adultos que obtiveram a certificação de nível secundário, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, promovido pelo Centro Qualifica do MODATEX. Este Processo, que teve início em agosto de 2020, foi desenvolvido parcialmente à distância e com recurso às novas tecnologias.